Em entrevista ao programa Rede Verdade na última quarta-feira (17), o Secretário de Sáude de João Pessoa, Fábio Rocha, destacou as inúmeras aglomerações que aconteceram no período de carnaval e que resultarão em um aumento da ocupação dos leitos de UTI da capital.
O secretário aponta que já ocorreu um aumento na ocupação dos leitos, resultado das festas de final de ano e o relaxamento com a chegada da vacina. Como medida foram reativados novos leitos no Hospital Santa Isabel e canceladas cirurgias eletivas, seguindo a previsão na próxima semana estarão adicionados 40 novos leitos.
“Esperamos que ocorra o inesperado, mas seguindo a previsão das festas de fim de ano, verão, carnaval, festas escondidas e cultos de igrejas com euforia pedindo covid”. Apontou sobre o aumento da ocupação.
O secretário também destaca que as fiscalizações do cumprimento das medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus se estenderão “Estamos indo nos bares e iremos agora nos cultos religiosos. Iremos intensificar isso, falta apenas mão de obra”.
Perguntado sobre a possibilidade de um novo lockdown, ele aponta que não há como afirmar seguramente se tratando do covid, mas de acordo com a evolução da doença existe a possibilidade
de fechar segmentos.
Sobre as alterações que ocorreram na justiça sobre o plano de vacinação, Fábio aponta que a capital sempre seguiu o Plano Nacional de Imunização e defende a vacinação de todos os trabalhados de saúde, já que mesmo não estando na linha de frente de enfrentamento ao vírus correm maior risco de contaminação do que o resto da população em geral.
Existe a expectativa de que chegarão 15.000 doses na Capital no próximo dia 23, mas não é possível fazer uma programação rígida, porque pode não chegar o número de vacinas necessárias. O secretário também aponta que toda a população será vacinada, mas isso só é possível com a chegada de mais vacinas: “A principal questão é que faltam vacinas e falta responsabilidade das pessoas que querem ser vacinadas, mas não cumprem o mínimo do protocolo sanitário”.
Comentários