As cidades da Região Metropolitana do Rio já se estruturam para receber as doses de vacina contra a Covid-19 e aplicar nos primeiros grupos prioritários. Medidas de distanciamento social foram mantidas e os locais de vacinação já foram definidos.
Uma reunião às 10h com os secretários de saúde de todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro deve definir quantas doses irão para cada cidade.
A Prefeitura de Niterói afirma que está pronta para começar a vacinação. Serão, pelo menos, 54 pontos espalhados em unidades de saúde da cidade e em sete hospitais municipais. O secretário de Saúde estima que a cidade vá receber entre 15 mil e 18 mil doses.
Idosos que vivem em asilos e profissionais de saúde serão atendidos nas instituições onde vivem e trabalham.
As medidas de distanciamento social na cidade foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro. Além da obrigatoriedade do uso de máscara, carros de aplicativo e táxis de outras cidades estão proibidos de entrar no município.
Desde o começo da pandemia, foram 689 mortes provocadas pela doença em Niterói.
Em Duque de Caxias, a vacinação contra a Covid deve seguir a mesma estratégia da vacinação contra a gripe. Assim, 74 unidades básicas de saúde, unidades pré-hospitalares e unidades de saúde da família serão os locais de vacinação.
O Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias e o Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher também serão usados como pontos de vacinação.
De acordo com o secretário de Saúde de Caxias, a cidade tem 12 mil servidores nesta área e estima começar a vacinação ainda nesta segunda (18), logo após o recebimento das doses.
A prefeitura de Nova Iguaçu afirma que está aguardando um posicionamento dos governos federal e do RJ para saber quantas doses serão destinadas ao município e usará toda a estrutura da rede municipal para a vacinação.
Em Belford Roxo, a vacinação será feita em 24 unidades de saúde da família e 14 unidades básicas de saúde, além de 10 policlínicas.
Comentários