O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reabriu o aguardado concurso para 204.307 vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico 2021, com salários de até R$ 2.100. Os editais foram publicados nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial da União.
São dois processos seletivos e há vagas distribuídas para praticamente todos os municípios do país. As vagas são distribuídas em 3.929 municípios do país para agente censitário e em 5.297 cidades para recenseador.
As inscrições começam no dia 19 de fevereiro e vão até o dia 15 de março de 2021 (Agente Censitário Municipal/Supervisor) e do dia 23 de fevereiro até 19 de março (Recenseador). O interessado poderá realizar a inscrição somente via internet através dos links www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_agente e www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador.
Nos municípios maiores e em áreas remotas, as vagas são oferecidas por áreas de trabalho específicas, que podem abranger bairros, favelas, localidades de difícil acesso, aldeias indígenas ou comunidades quilombolas, por exemplo.
Por isso, o ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde vão trabalhar, para economia de custos com deslocamentos e maior produtividade nas visitas domiciliares.
De acordo com o IBGE, as provas objetivas serão aplicadas presencialmente em 18 de abril para agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Para recenseadores, as provas serão também presenciais, em 25 de abril, “seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19”.
Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas.
Comentários