Nesta segunda-feira (1°), o Governador João Azevêdo anunciou por meio de uma transmissão ao vivo o Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia (PET – PB), que determina como se dará o processo de de retomada das aulas presenciais dos Sistemas Educacionais da Paraíba e demais instituições de ensino superior localizadas no estado.
O retorno das aulas na modalidade híbrida está prevista para o dia 01/03/2021 nas instituições que ofertam Educação Infantil, início da Educação Fundamental e cursos preparatórios. O objetivo principal do plano é garantir que o retorno presencial as aulas seja seguro e atenda todos os protocolos de convivência adotados durante a pandemia.
O PET é dividido em quatro fases que organizam o retorno dos estudantes de maneira progressiva. A primeira fase ocorrerá durante o primeiro semestre letivo sendo permitidas atividades presenciais duas vezes por semana com carga horária máxima de 3 horas por dia. Seguindo a escala de 70% ensino remoto e 30% ensino presencial. Presencialmente apenas 50% dos estudantes poderão comparecer e deverão adotar o distanciamento social de 1,5 metro.
O avanço das fases ocorrerá entre os semestres letivos com o objetivo de evidenciar problemáticas e acertos estruturais e de segurança. A segunda fase seguirá a escala de 50% ensino remoto e 50% ensino presencial, a terceira fase seguirá 30% ensino remoto e 70% ensino presencial e a quarta fase prevê o retorno 100% presencial ao ensino presencial.
O Governador afirma que os profissionais da Educação também são prioridade na vacinação e o Secretário de Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, afirma que serão realizados mapeamentos com o objetivo de verificar a aprendizagem dos estudantes no período de 2020 seguindo a modalidade remota.
Ainda segundo o plano serão realizadas avaliações sorológicas para analisar o impacto do retorno, a partir de resultados positivos as fases do plano serão gradualmente avançadas. É determinado também que as instituições implementem medidas para acompanhar todos os envolvidos nesse retorno considerando acolhimento social, emocional e psicológico.
Comentários